sexta-feira, 16 de maio de 2014

O que saber antes de extrair o siso?

O terceiro molar, popularmente conhecido como dente do siso ou dente do juízo, é muito famoso pela sua alta indicação de extração, que consiste em um procedimento cirúrgico que pode ser simples e rápido até uma extração que precise cortar gengiva, osso e, algumas vezes, partir o dente ao meio para ser realizada. Por esse motivo o “siso” é um dos dentes que causam medo a alguns pacientes.


Existem alguns cuidados pré e pós-cirúrgicos que minimizam intercorrências durante e depois da extração. A função do cirurgião dentista é realizar um planejamento correto, com auxílio de radiografias e/ou tomografias, e orientar esses cuidados corretamente.

Como saber se é necessário extrair o siso?
Entre os 16 e 20 anos de idade é a melhor idade para saber se é indicado extrair o dente. Os principais motivos são: falta de espaço para erupção, dificuldade de higienização devido a posição que facilita a cárie e inflamação na gengiva. Podemos prevenir qualquer problema antecipando a extração com um acompanhamento radiográfico, ou seja, tendo o diagnóstico antes de ocorrer o problema.

As recomendações pré-cirúrgicas são:
- Realizar uma anamnese detalhada, que são perguntas sobre a saúde geral e bucal do paciente.
- Receitar medicação prévia como antibióticos para prevenir futuras infecções.
- Limpeza da face e pêlos do rosto.
- Enxague da boca com anti-sépticos

As recomendações pós-cirúrgicas são:
- Devido à anestesia, não fique mordiscando ou apertando os lábios e a língua.
- Colocar bolsa com gelo sobre o local operado por algumas horas. Evitando o inchaço.
- Manter repouso com a cabeça mais elevada que o resto do corpo pelas primeiras 24 horas. Isso evita que o sangue vá para a cabeça.
- Não fazer bochecho pelas primeiras 24 horas, após esse período a boca pode ser enxaguada suavemente. Evitando a retirada do coágulo que está se formando, ajudando na cicatrização.
- Não realizar esforços físicos, pois isto acelera os batimentos cardíacos e aumenta o sangramento no local operado.
- Alimentar-se bem e de preferência alimentos frios ou gelados, líquidos ou pastosos. O calor da comida pode estimular o sangramento, já o gelado ajuda na cicatrização como sorvete e vitamina gelada.
- Tomar corretamente a medicação. Evitando infecção, inflamação e dor.
- Evitar cigarro e bebidas alcoólicas. Ambos prejudicam a cicatrização, o cigarro aquece a região operada e a bebida diminui o efeito de alguns medicamentos.

As dores podem variar entre os pacientes, por isso em alguns casos, mesmo com todos os cuidados, as pessoas podem sentir algum tipo de dor. O importante é escolher um cirurgião dentista apto a realizar a cirurgia do “siso” e seguir todas as recomendações.


Fonte: Yahoo Mulher 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

A relação entre os dentes e a postura da coluna vertebral

O sistema mastigatório, constituído de ossos, músculos, ligamentos e dentes, tem relação direta com a postura da coluna vertebral, principalmente na área do pescoço. O movimento da cabeça e do pescoço é o resultado de esforços de muitos músculos. Por ser um sistema muito complexo, os músculos da mastigação representam somente uma parte desse sistema.

Esse sistema funciona como uma engrenagem interligada que, se tiver problema em qualquer parte dela, pode desencadear um efeito em outra área. Os problemas mais comuns relacionados aos dentes são:

- ausência de um ou mais elementos dentais;
- desgaste dental provocado por bruxismo ou apertamento;
- dente fraturado;
- dentes mal posicionados.

O sistema mastigatório coordena cada movimento minimizando qualquer dano às estruturas e, muitas vezes, para compensar algum problema dentário ocorre um estiramento ou contração de um ou mais músculos responsável pela função mastigatória. Estes estão interligados com outros músculos fora do sistema, com os da região da nuca e dorso. 

Portanto, uma tensão muscular, causada por um desequilíbrio mastigatório, pode provocar contrações nos músculos responsáveis pela postura da coluna vertebral.



Fonte: Yahoo Mulher