quinta-feira, 19 de março de 2015

Visitas ao dentista na infância previnem futuros problemas

A idade ideal para uma criança procurar um ortodontista é entre 4 e 7 anos. Esta é o melhor período para avaliar a necessidade de um tratamento ortodôntico – e o tipo de tratamento a seguir, em caso de intervenção – porque os ossos ainda estão em fase de crescimento. Na infância o desenvolvimento dentário e o crescimento dos maxilares ainda não estão completos, por isso é mais fácil corrigir problemas.


odontopediatra

Um problema comum é a arcada dentária ser muito pequena para o tamanho dos dentes. Um exemplo clínico é o sorriso estreito, mostrando mais os dentes da frente e quase não aparecendo os dentes de trás. Outra característica é os dentes de cima estarem “dentro” dos dentes de baixo, como uma caixa de sapato com uma tampa pequena. Desta forma, aproveita-se o fato do maxilar ainda estar em crescimento e utiliza-se um aparelho para expandir o céu da boca. Como o tamanho da arcada torna-se adequado existe maior probabilidade dos dentes permanentes ocuparem uma posição correta. 
Crianças com chupeta merecem atenção especial

dentista rj


Crianças que chupam ou chuparam chupetas ou dedo por muito tempo, são ótimas candidatas ao tratamento ortodôntico,  já que podem ter mordidas abertas, cruzadas e problemas de fonação e deglutição. Quanto mais cedo o dentista intervir, menores serão as consequências na dentição permanente. Há aparelhos que auxiliam na remoção do hábito de chupar chupeta ou dedo, eles possuem um orifício central para reeducar a língua e uma barreira de acrílico para impedir a colocação da chupeta ou do dedo.

Quantidade de dentes na boca
Outro problema importante é a quantidade de dentes na boca e sua sequência de erupção. Devemos observar se os dentes de leite estão aparecendo próximo a idade estimada.
O monitoramento precoce evita problemas futuros nos dentes permanentes. Desta forma, a ida ao ortodontista desde a infância é importante e de responsabilidade dos pais, pois com esta atitude poderá melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de seus filhos.

Fonte: Yahoo Mulher 

sexta-feira, 13 de março de 2015

Dicas Sobre Sensibilidade Dentária

dentista rj


Dor de dentes / Sensibilidade Dentária. Você possui? Dor de dente rj , dentista flamengo rj

O suco de laranja, assim como os sucos de outras frutas ácidas (abacaxi e limão, por exemplo), provoca uma acidez da boca e podem causar erosão do esmalte. 


O pH da saliva é de 6.8 a 7.2. Entretanto, ele sofre variações no decorrer do dia em função do tipo de dieta alimentar, hábitos de higiene bucal e fluxo salivar.  Alimentos ácidos causam uma diminuição desse pH o que facilita a desmineralização do esmalte, tornando-o mais frágil. A saliva atua como um neutralizador da acidez bucal. Muitos grupos sociais primitivos e indígenas, por não terem hábitos perniciosos, como o fumo, consumos excessivos de álcool e açúcar, têm uma saliva de melhor qualidade e menor acidez, por isso apresentam menos cáries e problemas gastrointestinais.

Após ingerir alimentos ácidos, o ideal é aguardar um tempo antes de escovar os dentes. De acordo com alguns artigos científicos é necessário esperar de 15 a 30 minutos antes de escovar os dentes, para que a saliva neutralize o efeito do ácido. Escovar os dentes antes deste período pode intensificar a erosão dental, devido à fricção do abrasivo, presente no creme dental, contra o esmalte enfraquecido pela acidez.

Além do comprometimento do esmalte, em alguns casos, a erosão ácida pode atingir a dentina, causando sensibilidade leve, moderada ou grave. A sensibilidade leve causa dor com a ingestão de alimentos muito quentes ou muito frios. A grave se caracteriza por dor constante ao falar, comer ou beber em qualquer temperatura. Para reverter o quadro, é necessário ir ao dentista, para controlar a acidez e restaurar os dentes, dependendo do grau da erosão.

Fonte: Yahoo Mulher

Precisando de Implante Dentário?

sexta-feira, 6 de março de 2015

Mulheres se preocupam mais com a saúde bucal

Segundo um levantamento feito pelo Centro de Cirurgia Oral (CCO), as mulheres se interessam mais do que os homens quando o assunto é cuidado bucal. Uma das possíveis causas, é que vergonha e medo de dor ainda mantêm os homens longe do consultório.

O fato de as mulheres procurarem mais tratamentos odontológicos não quer dizer que elas possuam mais problemas bucais. A presença feminina em maior número nos nossos consultórios se dá porque a mulher é mais receptiva a novos tratamentos e existe na sociedade a ideia de que elas aguentam mais as possíveis dores que eles podem causar. Os homens apresentam mais desconfiança com o novo e receio a dor.
O especialista ainda diz que de 4.087 extrações de sisos realizadas entre pessoas de 15 a 24 anos, de janeiro de 2007 a março de 2014, 58% foram em mulheres. Esse número aumenta ainda mais nas faixas etárias mais altas, em relação aos implantes dentários e/ou extrações, as mulheres entre 40 a 85 anos representam 61% do total (4.539 procedimentos).
Outro fator determinante é a vaidade feminina.  A mulher não tem vergonha de procurar mil opções para ficar mais bonita e com a autoestima elevada. Ela faz o tratamento, conta para todo mundo e indica para as amigas. O homem ainda tem muita vergonha de procurar tratamentos estéticos. Eles só procuram o dentista quando estão com dor. 
Fonte: Yahoo Mulher