segunda-feira, 13 de julho de 2015

Causas e Tratamentos da Xerostomia Salivar

dentista rj


O que é Xerostomia? clinica dentaria catete

Uma pessoa adulta produz cerca de 1 a 2 litros de saliva por dia e ao ingerir algum alimento, a quantidade de saliva secretada aumenta. Ficamos com “água na boca” porque o nosso sistema nervoso estimula a produção de saliva pelas glândulas salivares quando sentimos o cheiro ou o sabor de algum alimento.
xerostomia Trata-se de um sintoma  que se deve à diminuição ou falta da saliva que normalmente umedece a mucosa da boca , da língua e  os dentes. Ela pode causar alteraçoões aos hábitos alimentares, na fala, no paladar, na  saúde dentária e gerar mau hálitoutilizamos o termo xerostomia  quando há a sensação de boca seca.

 Os Benefícios de manter o correto  fluxo salivar 


A nossa boca faz parte do sistema digestório e é nela que começa a digestão, auxiliada pela saliva, um líquido produzido por três pares de glândulas salivares: as parótidas, as submandibulares e as sublinguais. saliva humana contém uma substância chamada de imunoglobulina secretória A (IgA), que tem a função de proteger o organismo contra os vírus que invadem o trato respiratório e digestivo. A saliva também possui um efeito microbiano, que controla o crescimento de bactérias, por isso, quando não há saliva, há maiores chances de aparecerem cáries dentárias. Alterações na quantidade de saliva também podem causar halitose. Com baixa quantidade de saliva, os riscos de se ter doenças periodontais, saburra na língua e mau hálito são maiores. Isso também impede a mastigação adequada dos alimentos, fazendo com que a pessoa mude a consistência dos alimentos que ingere, podendo causar problemas digestivos.  


Consequência da Xerostomia

O que pode nos Levar a ter Xerostomia ?

As causas mais frequentes que levam à xerostomia são fatores que desidratam a boca e ressecam a mucosa bucal, que podem variar desde  a respiração bucal e o ronco, o uso excessivo da fala devido à profissão e a desidratação corporal excessiva até estresse excessivo e prolongado, doenças como a Síndrome de Sjögren, Diabetes Mellitus, doenças das glândulas salivares, como consequência da radioterapia de cabeça e pescoço e frequentemente como consequência da ingestão prolongada de medicações específicas, que diminuem a produção de saliva como efeito colateral.Estima-se que existam mais de 400 medicações que podem causar a hipossalivação , sendo as mais comuns os antidepressivos, antialérgicos, calmantes, diuréticos e anti-hipertensivos.


O que posso sentir quando minha Saliva diminui?


O sintoma  de “boca seca” é uma queixa comum e pode causar grande desconforto. Os pacientes sofrem com problemas na dificuldade de falar, de engolir e até mesmo de sentir o gosto dos alimentos e, em casos mais raros e severos, ardência bucal e gosto amargo constante além de desenvolver frequentemente úlceras (aftas) o que afeta diretamente  a qualidade de vida das pessoas.

Laserterapia Odontológica

Como posso diminuir os efeitos da Xerostomia ?

Felizmente, já existe no mercado um gel umectante de longa duração, cuja fórmula suaviza e alivia a sensação de ressecamento bucal, assim como enxaguatórios eficazes que ao mesmo tempo estimulam as glândulas e protegem os tecidos bucais. À nível de Consultório, existem vários métodos eficazes na diminuição dos efeitos colaterais , e o que se destaca é a laserterapia odontológica , que através do infravermelho estimula gradativamente a liberação de saliva .Na dúvida, converse com um de nossos profissionais  e peça maiores esclarecimentos. 

 

Se Você ainda possui Dúvidas , ou gostaria de saber mais sobre outro assunto entre em contato conosco e Solicite um de nossos profissionais de plantão. http://odontoliuzzi.com.br/contato.php

 Um Belo Sorriso Reflete Bons Momentos!