Se você costuma sentir dor ou desconforto ao consumir alimentos e bebidas gelados ou quentes, seus dentes podem ser mais sensíveis que o normal. Algumas pessoas ainda têm essa sensação ao ingerir doces ou até na hora da escovação. O esmalte do dente é extremamente mineralizado e quase impermeável. Porém, se essa proteção é removida por alguma razão (fratura, bruxismo, acidente, restauração quebrada ou infiltrações por bactérias) e a dentina fica exposta, o paciente pode apresentar sensibilidade.
Na dentina, existem os túbulos dentinários, pequenos canais que ligam a polpa dental (região com vários nervos) à porção externa da dentina, que pode estar recoberta por cemento (na raiz) ou esmalte (na coroa). Caso o esmalte ou o cemento estejam ausentes, os estímulos de quente e frio chegam até o nervo, provocando dor.
Dentre os principais fatores que causam sensibilidade nos dentes podemos destacar:
- Desgaste do esmalte dental. Pode ocorrer por abrasão, por erosão ou devido ao bruxismo.
- Colo gengival exposto, deixando a raiz dos dentes desprotegida. Muitas vezes acontece em pacientes com problemas periodontais, que tenham contatos prematuros ou que usem força demasiada durante a escovação.
- Escolha errada da escova de dentes. As cerdas da escova devem ser macias ou extra-macias, para evitar que ato da escovação seja interpretado pelo organismo como uma agressão.
- Próteses dentárias e aparelho ortodôntico também podem fazer com que haja sensibilidade nos dentes.
- Clareamentos dentais com uso prolongado de gel clareador ou feitos de maneira incorreta sem o acompanhamento de um dentista podem causar sensibilidade.
- Cáries e fraturas dentais podem deixar os dentes mais sensíveis.
Como evitar a sensibilidade dentária
- Escove os dentes no mínimo 4 vezes ao dia e use o fio dental regularmente.
- Tenha sempre em uso escova de dentes com cerdas macias e pontas arredondadas. A escovação deve seguir sempre um movimento circular e suave, nunca horizontal e com muita pressão.
- Evite cremes dentais abrasivos e nunca escove os dentes com produtos caseiros, como bicarbonato, por exemplo. Além disso, só use enxaguatórios bucais com prescrição de um cirurgião-dentista
- Evite sucos de frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. A acidez pode agravar o problema da sensibilidade. Evite também usar vinagre para temperar a salada.- Mesmo nas fases mais críticas, escove bem os dentes — ao menos duas vezes por dia — e visite seu cirurgião-dentista a cada seis meses.
O mais importante é descobrir o fator causador da sensibilidade para tratar o problema. Se for cárie, é preciso fazer uma restauração; se for fratura, arrumar o dente. No caso de retração gengival, converse com seu dentista para avaliar o melhor tratamento. A Laserterapia tem sido bastante eficaz na diminuição da sensibilidade nos dentes. Os especialistas também destacam que há no mercado pastas para dentes sensíveis. Esses cremes preenchem os túbulos dentinários ou bloqueiam a ação do nervo.
Fonte: Bem estar – G1 / Vida de Dentista