segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Escovação em excesso pode fazer mal

Escovar os dentes  deve fazer parte do nosso ritual de higiene pessoal desde os nossos primeiros anos. A indicação dos especialistas é que a escovação seja feita regularmente, depois do café, depois do almoço e depois do jantar. É preciso estar atento para a escolha correta da escova, creme e fio dental. E uma dúvida que sempre se faz presente é: escovar os dentes demais faz mal à saúde bucal?

Os perigos da escovação exagerada
É necessário estar sempre de olho ao excesso de escovação já que quantidade de flúor presente nos cremes dentais pode causar sérios problemas dentários, principalmente em crianças, pois nelas os dentes ainda estão em formação. Uma ingestão diária superior a 0,07 ml por quilo, por exemplo, pode causar a fluorese dentária, doença em que ocorre o aparecimento de pequenas manchas brancas nas pontas dos dentes. Em longo prazo, o problema pode espalhar-se, fazendo com que os dentes ganhem uma cor branca forte, similar a um giz e deixando-o poroso, como um grão de arroz que pode fragmentar-se facilmente. A doença pode acometer crianças até os 12 anos.

É indicado oferecer às crianças creme dental apropriado para sua faixa etária e acompanhá-las durante as escovações para que elas não ingiram o produto. O hábito de escovar os dentes é fundamental, mas uma escovação excessiva também pode acabar prejudicando em vez de ajudar. O importante é a qualidade e não a quantidade. Uma escovação bem feita demora cerca de 10 minutos com frequência de duas a três vezes por dia.

Fonte: Zun 

Nenhum comentário:

Postar um comentário