quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A importância da higiene bucal em bebês

A primeira visita ao dentista deve ser feita ainda durante a gestação. A  mãe será orientada sobre como fazer a higiene bucal no bebê e tirar quaisquer outras dúvidas. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma fralda ou gaze umedecida em água limpa, para remover os resíduos de leite.
Independente da consulta na gestação ter sido realizada, a primeira visita do bebê ao dentista deve ser por volta dos 6 meses, ou quando nascer o primeiro dente de leite. Nessa fase, a fralda ou a gaze, deve ser substituída por uma dedeira – própria para higiene bucal.
Quando o bebê atingir os 18 meses, época na qual os primeiros molares de leite nascem, a dedeira deve ser substituída por uma escova dental infantil sem creme dental ou com creme dental sem flúor. O creme dental com flúor só é indicado para crianças próximas dos três anos, idade na qual ela já sabe cuspir o excesso de pasta.
Todo cuidado com os dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite, é de extrema importância, pois a manutenção desses dentes, tem influência direta na saúde da dentição permanente. Bebês com cáries ou problemas bucais podem não se alimentar corretamente, o que prejudica o crescimento. O ideal é procurar sempre um cirurgião dentista que oriente a maneira correta de cuidar dos pequenos.


Fonte: Yahoo Mulher

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Ácido Hialurônico na odontologia

No início do ano houve a liberação do ácido hialurônico, substância produzida fisiologicamente em nosso organismo conferindo volume, sustentação, hidratação e elasticidade aos órgãos. Usado com finalidades odontológicas, estéticas ou ambas, o ácido vem ganhando cada vez mais espaço na especialidade.

Na odontologia o uso começou a ser propagado para preenchimento labial para proporcionar maior harmonia do sorriso, com a completa integração entre os dentes e os lábios. Há também o uso da articulação temporomandibular (ATM).

O ácido hialurônico, que é uma substância do nosso organismo que preenche os espaços entre as células. A sua forma sintética é utilizada na odontologia, para fazer o preenchimento ou dar volume a determinadas regiões da face, diminuir o sorriso gengival, para dar alívio da sintomatologia dolorosa das Disfunções Temporo Mandibulares (DTM), bruxismo, apertamento dos dentes, cefaleia tensional, nevralgia do nervo trigêmeo e sialorreia, que é a diminuição na produção de saliva. E o mais importante: sem precisar de cortes. A aplicação do é um dos procedimentos mais requisitados entre os pacientes de ambos os sexos na atualidade, visando o resultado estético que ele traz.

Confira outras situações que o uso do ácido pode ajudar:
- Pacientes classe III com prognatismo de mandíbula (pacientes com queixo grande): a aplicação do preenchimento nos lábios ameniza esta discrepância entre o queixo e a face. Esta técnica só pode ser utilizada para aqueles pacientes que não tem indicação absoluta para a correção com a cirurgia ortognática.  

- Pacientes classe II com hipoplasia de mento (pacientes com queixo pequeno): a aplicação do preenchimento na região do queixo deixa a face mais harmônica.

- A toxina botulínica tipo A é um complexo protéico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. Para fins odontológicos, é utilizada uma forma injetável da toxina botulínica purificada.


O ácido hialurônico é um biopolímero formado pelo ácido glucurônico e a N-acetilglicosamina. É considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo. Apesar de ser produzido em laboratório, é um componente natural da derme, segunda camada da pele, não causa alergias e dispensa testes prévios. 

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Fazer do dentista um lugar divertido de ir com os filhos

Por que escolher um odontopediatra?
Um dentista especializado em odontopediatria terá recursos para fazer do consultório um lugar convidativo para crianças. Significa que seu filho pode ver personagens pintados nas paredes, filmes infantis passando na sala de espera — e possivelmente em cada sala de exame — livros e jogos infantis para manter seu filho ocupado enquanto espera.


Todos esses recursos ajudam a reduzir o estresse, mantendo seu filho ocupado e distraído. A aparência de um consultório dental pediátrico pode parecer mais como um parque temático que um consultório, o que deixa seu filho empolgado para ir ao dentista.

Fique com seu filho quando ele for limpar os dentes. Às vezes pode parecer muito pesado para seu filho passar por uma limpeza ou procedimento dental sozinho, especialmente se nunca fez isso antes. Alguns dentistas até deixam seu filho sentar no seu colo enquanto você deita na cadeira durante a limpeza. Isso pode ajudar ainda mais a reduzir o estresse para seu filho. É importante checar com seu odontopediatra as orientações para consultas de pacientes e como eles se sentem, se um pai deve estar em uma consulta dependendo da idade e comportamento da criança.
Prepare a sua visita
Se não sabe o que esperar quando vai a um odontopediatra, assista a alguns vídeos com seu filho para preparar ambos para a visita. Quando levar seu filho ao dentista especializado em pediatria odontológica regularmente ele vai até começar a esperar pelas visitas.


Fonte: Flickr