sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Mitos e verdades sobre o implante dentário

O Implante Dentário é uma estrutura de titânio que é cirurgicamente colocada na região da mandíbula ou maxilar para substituir a raiz dentária. Ele tem como objetivo dar suporte a prótese que posteriormente vai ser feita em cima para repor o elemento dental, devolvendo estética e função mastigatória para a região que tinha ausência dentária.

Descubra alguns mitos e verdades sobre o implante dentário:

O implante pode sofrer rejeição?
Mito. O titânio, material utilizado na fabricação dos implantes, é biocompatível. Os casos de insucesso, erradamente denominados rejeição, estão normalmente associados à infecções, erro na instalação cirúrgica ou planejamento incorreto.

O implante é melhor que um dente?
Mito. O tratamento de implante nunca deve ser feito se houver possibilidade de tratar o dente com problema.

Pacientes fumantes correm um risco maior de perder o implante?
Verdade. As substâncias presentes no cigarro aumentam o índice de insucesso cirúrgico e durabilidade do trabalho. Um paciente saudável e não fumante tem o índice de sucesso de 98%, já para o fumante esse índice cai para quase 80%.

Qualquer paciente pode fazer a carga imediata?
Mito. A carga imediata, que é a colocação do implante e da prótese no mesmo ato não é indicada para todos os casos. É necessária uma avaliação criteriosa para indicar esse procedimento.

Pacientes com osteoporose não podem fazer implante?
Mito. As alterações na densidade óssea do sistema esquelético não contraindicam o implante. Porém é muito importante fazer exames complementares para avaliar se há alterações no metabolismo ósseo, o que pode contraindicar este procedimento.



Por: Alexandre Morita 
Fonte: Yahoo Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário