sexta-feira, 4 de julho de 2014

Prejuízos causados pela falta de um dente

A falta de um dente pode causar prejuízos na saúde geral do organismo! Veja o porquê
A questão estética desponta como principal preocupação daqueles que perdem um ou mais dentes. Os dentistas alertam, entretanto, que os problemas de saúde gerados por essa perda podem ser muito maiores e devem ser alvo principal da atenção dos pacientes.
Para muitas pessoas a extração de um dente cariado pode parecer uma solução rápida e uma economia de tempo e dinheiro. Pesquisas indicam que mais de 80% dos brasileiros optam pela retirada para solucionar problemas simples - como a cárie - e desconhecem as consequências negativas que esta prática pode causar à mastigação e articulação.


A falta de um dente leva o organismo a mastigar do lado oposto, provocando desequilíbrio mastigatório, o que sobrecarrega a articulação, tecidos de suporte (osso e gengiva) e os dentes remanescentes. A distribuição errada das forças traumatiza os dentes restantes, principalmente os vizinhos ao local da extração. Isso pode acarretar uma perda vertical de gengiva, fraturas da camada de esmalte mais próxima à raiz e perdas ósseas irreversíveis. A redução na altura e espessura do osso residual dificulta sensivelmente a colocação implantes, além de aumentar o custo do tratamento.

Atenção à perda precoce do dente de leite!
Os dentes de leite auxiliam na alimentação da criança, no desenvolvimento da fala, no desenvolvimento dos ossos da face, na estética, e consequentemente, na sociabilização dessa criança. Além disso, mantém o espaço para os dentes permanentes nascerem. Devido à importância do dente de leite, a perda precoce pode prejudicar o desenvolvimento da criança. Para indicar a extração de um dente comprometido, o dentista deve avaliar uma série de fatores e só então tomar a decisão. Em alguns casos pode-se indicar um tratamento de canal e até próteses, visando manter o dente de leite por mais um período, para minimizar os problemas decorrentes da perda precoce. Por isso, a opção de escolha deve ser sempre a permanência do dente, quando possível.


Fonte: Yahoo Mulher 

Nenhum comentário:

Postar um comentário