sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Saúde bucal sem dúvidas

Que legal seria se soubéssemos o necessário sobre nossos 32 dentes. Mas muitas dessas suposições são baseadas em mitos. Veja agora alguns e as explicações para manter a sua saúde bucal em dia.

- Os dentes brancos não são tão fortes como os amarelos.
Os dentes brancos podem parecer muito mais atraentes, mas as pesquisas demonstram que eles são menos resistentes às caries que os amarelos. Conforme a idade vai passando, as mudanças estruturais na dentição e a redução do fluxo sanguíneo que chega aos dentes pode fazer com  que eles fiquem mais amarelos, mas nem por isso são resistentes. Por isso é preciso ter cuidado com produtos clareadores.


- A escovação e o uso do fio dental não eliminam o mau hálito.
O uso da escova e do fio dental com regularidade elimina o excesso de bactérias que permanecem na boca e produzem o mau hálito. Mas existem outras causas que podem produzir halitose, como a ingestão de alimentos produtores de enxofre (tais como a cebola) ou a secura bucal causada por certas medicações. O acúmulo de bactérias na parte posterior da língua também agrava o problema.


- A escovação após a alimentação pode causar mais dano do que proveito.
Ainda que seja importante a escovação dos dentes pela manhã e pela noite, não é necessário fazê-lo após cada refeição. De fato, este costume pode resultar mais prejuízos do que benefícios, especialmente depois da ingestão de alimentos ácidos como os cítricos, dado que a escovação eliminaria o esmalte debilitado pelo ácido. O certo é escovar os dentes ao menos uma hora depois da refeição. Também é melhor escovar os dentes antes do café da manhã, não depois, já que assim se evita a erosão dental ao cobrir os dentes com flúor.


- O chocolate pode proteger as cáries.
Se você gosta de doces, é melhor que prefira o chocolate em vez de balas. Pesquisadores japoneses comprovaram que parte do grão do cacau possui conteúdos antibacterianos que poderiam evitar o aparecimento de cáries. Enquanto o açúcar na boca aumenta o risco do problema, este componente poderia compensar o alto nível de açúcares do chocolate.


- Chupar dedo ou chupeta não causa dano algum aos dentes.
Ao contrário do que se diz, não é provável que este costume prejudique a dentadura. Para que isso aconteça, o costume deverá ser constante e duradouro.


- Não ignore a dor de dente leve, ela pode piorar. 
A maioria das dores de dente começa de forma branda e agrava-se gradualmente. Não ignore as pontadas dolorosas, a pressão ou outros sinais, por mais insignificantes que pareçam. Vá ao dentista.


- A escovação é boa para as gengivas que sangram.
O sangramento das gengivas é um sinal de má saúde e inflamação, geralmente por uma acumulação de placa ao redor dos dentes. As gengivas seguirão sangrando até que a placa seja removida. A escovação correta  colabora na sua recuperação de forma eficaz.


- A escovação excessiva pode prejudicar gengivas e dentes.
Uma vez eliminada a placa, a escovação prolongada e agressiva pode causar danos aos dentes, porque retira o esmalte e desgasta a superfície dental. Até 20% da população sofre retrocesso das gengivas  por causa da escovação agressiva. A escovação eficiente não dura mais que dois minutos com pequenos movimentos rotativos em ângulos de 45 graus na base do dente.


- O suco de frutas pode prejudicar a saúde dental.
Muitos pais dão a seus filhos sucos naturais, mas ainda que o conteúdo nutricional seja melhor, sua acidez poderia causar problemas. Prefira sempre diluí-lo em água.


- A cárie dental nem sempre é dolorosa.
A dor nem sempre está relacionada à cárie. Geralmente só dói quando está em estado bem avançado. É muito possível padecer de um abscesso sem se dar conta disso. Por isso a importância de se ir ao dentista, a cada seis meses, para revisão dental.


- O flúor é vital para crianças e adultos.
O flúor é tão eficaz na prevenção de cáries em crianças como em adultos. Eleja sempre um dentifrício com flúor, pois ele  fortalecerá sua dentição contra as cáries.


- Os dentes de leite precisam de tanto cuidado quanto os permanentes.
Atenção: a perda dos dentes de leite por causa das cáries interferirá na mastigação e afetará à ingestão de nutrientes.


- As dentaduras devem ser mudadas a cada cinco anos.
Uma boa dentadura postiça pode durar muitos anos, mas não para sempre. Os tecidos orais da parte inferior da arcada dentária mudam com o tempo, e os materiais duros não se adaptam. Por isso as dentaduras devem ser trocadas ao menos a cada cinco anos.


- As úlceras bucais não costumam ser sintoma de câncer.
As úlceras bucais têm múltiplas origens, mas poucas vezes produzem câncer. É possível que sejam mudanças hormonais, estresse, falta de ferro, ácido fólico ou vitamina B12. Costumam sarar por si mesmas em 15 dias. No entanto, é recomendável a investigação de úlceras que não curem, já que poderiam sugerir tumores malignos.


- As mulheres grávidas devem cuidar mais dos dentes.
As grávidas devem ser muito cuidadosas com respeito à higiene dental, já que são mais propensas a ingerir mais alimentos doces e com maior frequência.


- O uso do fio dental previne doenças cardíacas.
O fio dental não só previne as doenças das gengivas, como também as do coração. Pesquisadores americanos descobriram que as pessoas com problemas de gengivas são duas vezes mais propensas a padecer com problemas coronários.


- A boca seca pode prejudicar os dentes.
Uma boca constantemente seca é indício de diabetes. Se não tratar este problema, os dentes podem ser prejudicados, já que a saliva é fundamental para neutralizar os ácidos.



Fonte: mdig.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário