quinta-feira, 19 de março de 2015

Visitas ao dentista na infância previnem futuros problemas

A idade ideal para uma criança procurar um ortodontista é entre 4 e 7 anos. Esta é o melhor período para avaliar a necessidade de um tratamento ortodôntico – e o tipo de tratamento a seguir, em caso de intervenção – porque os ossos ainda estão em fase de crescimento. Na infância o desenvolvimento dentário e o crescimento dos maxilares ainda não estão completos, por isso é mais fácil corrigir problemas.


odontopediatra

Um problema comum é a arcada dentária ser muito pequena para o tamanho dos dentes. Um exemplo clínico é o sorriso estreito, mostrando mais os dentes da frente e quase não aparecendo os dentes de trás. Outra característica é os dentes de cima estarem “dentro” dos dentes de baixo, como uma caixa de sapato com uma tampa pequena. Desta forma, aproveita-se o fato do maxilar ainda estar em crescimento e utiliza-se um aparelho para expandir o céu da boca. Como o tamanho da arcada torna-se adequado existe maior probabilidade dos dentes permanentes ocuparem uma posição correta. 
Crianças com chupeta merecem atenção especial

dentista rj


Crianças que chupam ou chuparam chupetas ou dedo por muito tempo, são ótimas candidatas ao tratamento ortodôntico,  já que podem ter mordidas abertas, cruzadas e problemas de fonação e deglutição. Quanto mais cedo o dentista intervir, menores serão as consequências na dentição permanente. Há aparelhos que auxiliam na remoção do hábito de chupar chupeta ou dedo, eles possuem um orifício central para reeducar a língua e uma barreira de acrílico para impedir a colocação da chupeta ou do dedo.

Quantidade de dentes na boca
Outro problema importante é a quantidade de dentes na boca e sua sequência de erupção. Devemos observar se os dentes de leite estão aparecendo próximo a idade estimada.
O monitoramento precoce evita problemas futuros nos dentes permanentes. Desta forma, a ida ao ortodontista desde a infância é importante e de responsabilidade dos pais, pois com esta atitude poderá melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de seus filhos.

Fonte: Yahoo Mulher 

Nenhum comentário:

Postar um comentário