quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Erros e curiosidades sobre a escovação

Uma boa saúde oral está diretamente associada ao bem-estar. Hálito puro e sorriso saudável são resultados de uma boa higiene bucal. A frequente e cuidadosa escovação dos dentes com o uso de fio dental e pasta de dente ajudam a prevenir o acúmulo de placas bacterianas e tártaro, deixando os dentes livres de resíduos alimentares, evitando o sangramento da gengiva e o mau hálito. Cuidados preventivos devem ser adotados diariamente. Veja a seguir algumas curiosidades e erros sobre a escovação dos seus dentes:

- Escovar os dentes imediatamente após as refeições: esse é um erro muito comum cometido pelas pessoas. Após as refeições espere, no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes. Este é o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas.


- Quando não sobra tempo para escovação, pode-se fazer bochechos com água: esse é um hábito comum, mas o que acontece é que a água pode ter um pH ácido e atrapalhar o trabalho da saliva. Para a remoção de detritos e restos de alimentos após as refeições é melhor utilizar uma escova interdental ou o fio dental. Mas a escovação mais importante do dia é a noturna porque durante a noite a salivação diminui muito ou até é interrompida.

- Esquecer de escovar a região entre os dentes: outro erro é esquecer  de escovar a região entre os dentes. As cáries e doenças gengivais normalmente iniciam-se nestes locais. O grande diferencial dos países que conseguiram erradicar estas doenças para os que ainda possuem uma grande incidência é justamente a utilização da escova interdental, sendo fundamental a sua utilização pelo menos uma vez ao dia. Ela consegue acessar esta área e desorganizar o biofilme oral que se acumula constantemente entre os dentes.


Fonte: Tempo de mulher (portal MSN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário