quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Sangramento na gengiva

O sangramento gengival é um fenômeno relativamente comum no cotidiano odontológico e não passa de uma consequência da deficiência na higienização. A princípio, essa má higienização provoca uma irritação, que pode transformar-se numa inflamação, a gengivite. Se a placa não for removida com escovação regular e visitas ao dentista, endurecerá e se transformará em tártaro. Em casos mais sérios o sangramento pode indicar uma infecção, a periodontite, que pode atingir até mesmo o osso onde o dente fica fixado causando o seu amolecimento.

Outras causas de sangramento na gengiva incluem:
Desordem hemorrágica sistêmica

Escovação com muita força

Alterações hormonais durante a gravidez

Púrpura idiopática trombocitopênica
Próteses mal ajustadas
Erro no uso do fio dental
Infecção do próprio dente 
Leucemia
Escorbuto
Uso de afinadores do sangue
Deficiência de vitamina K


Alguns fabricantes de produtos de higiene bucal tentam vender a falsa esperança de que um creme dental pode curar a gengivite, uma afirmação incorreta. Nenhum creme dental tem esse poder. É importante seguir as instruções de seu dentista para manter gengivas saudáveis. Técnicas inadequadas para escovar os dentes e usar fio dental podem, na verdade, irritar ou traumatizar o tecido da gengiva. Se sua gengiva está sangrando, procure seu dentista. O tratamento correto feito por um profissional capacitado pode cessar o problema sem grandes complicações.

Cuidados
Escove os dentes suavemente com uma escova de cerdas macias depois de cada refeição. Evite usar enxaguantes bucais comerciais que contêm álcool, que agravam o problema. Usar fio dental duas vezes por dia pode evitar o acúmulo de placa. Evitar comer entre as refeições e reduzir carboidratos também pode ajudar. Siga uma dieta saudável e balanceada. 
Evite o uso de tabaco, que agrava o sangramento das gengivas. Se você foi diagnosticado com uma deficiência de vitamina, tome os suplementos recomendados. Evite aspirina, a não ser que seu médico tenha recomendado o uso. Use um dispositivo de irrigação oral em ajuste para massagear as gengivas. 
 
Fonte: Minha Vida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário